sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo

Hoje celebra-se o Dia de Portugal. Esta data, 10 de Junho, foi escolhida em homenagem a um dos maiores escritores portugueses, Luís Vaz de Camões, que morreu neste dia em 1580. Aproveita-se igualmente para homenagear os inúmeros portugueses espalhados pelo mundo e que mantêm sempre uma forte ligação com o seu país de origem, nomeadamente através da língua.

E falando na língua portuguesa, deixo-vos um artigo com alguns factos relativos à importância da mesma nos dias de hoje...

"Das cerca de sete mil línguas conhecidas do mundo e das duzentas e vinte e cinco da Europa, o Português, originário do latim vulgar lusitânico nasceu na velha Gallaecia romana, foi levado a dois terços do planeta pelos portugueses, com os descobrimentos, é hoje falada por mais de 200 milhões de locutores espalhados pelos cinco continentes, sendo a segunda língua românica do mundo, a terceira europeia mais falada no planeta, a sexta com maior número de locutores e a quinta com maior número de países que a têm como língua oficial. O Português, que já foi língua franca, é hoje uma língua culta de dimensão internacional e intercontinental, falada nos cinco continentes e – como havia predestinado Fernando Pessoa – é uma das poucas línguas potencialmente universais do século XXI.

É língua materna dos habitantes de Portugal e do Brasil e de parte significativa das populações de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Lorosae, países que a têm como língua oficial.
 
O Português é também falado nos antigos territórios de Goa e Macau. Como língua materna ou segunda é falada pelos membros das várias comunidades de emigrantes, com um número significativo, na Europa (França, Alemanha e Luxemburgo), América do Norte (Canadá e Estados Unidos), América do Sul (Venezuela) e África (África do Sul), num total de cerca de quatro milhões e meio de locutores.

O Português é a quarta língua mais usada na Internet e a segunda na “blogosfera”."

Sem comentários:

Enviar um comentário